INSTITUIÇÕES e PROJECTOS | INSTITUTIONS & PROJECTS

 

A CITYSCOPIO (http://www.cityscopio.com) vem dar resposta à necessidade de reforçar a ligação entre a Universidade e a sociedade civil, com particular ênfase na transferência de saber interdisciplinar nas áreas do conhecimento arquitectónico e artístico, integrando-o no espaço público e potenciando a sua capacidade de construção da cidadania.

Queremos, assim, promover uma série de acções com vista à divulgação de variadas áreas artísticas, relacionando de forma inovadora e crítica os espaços de cidade, de cultura e de arquitectura através de diversos meios e suportes de representação ligados à imagem e aos media digitais. Por outro lado, queremos também incentivar e prestar apoio a jovens artistas e grupos independentes com interesses nestas áreas do conhecimento através de diversas parcerias e diferentes tipos de colaboração.

 

 

A SCOPIO (http://www.scopiomagazine.com) nasce da iniciativa conjunta da Associação Cultural CITYSCOPIO e de um grupo totalmente direccionado para o estudo e o ensino da Fotografia de Arquitectura e Espaço Público – Espaço F-FAUP – integrado no Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE) da unidade de I&D da FAUP – Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU).

A publicação SCOPIO pretende assumir-se como uma linha editorial ligada à Fotografia e Imagem de Arquitectura e Espaço Público e teve como fonte de inspiração, entre outras, as publicações alternativas em suporte de livro e revista, designadamente as bookzines e zines.

O livro SCOPIO explora um determinado assunto que é anunciado na sua linha editorial e tem como base um conjunto de três publicações precedentes em revista dedicadas aos subtemas relacionados com o título desse assunto.

O principal interesse da SCOPIO é o de divulgar e publicar textos e trabalhos de autores diversos, onde a imagem de fotografia é utilizada como um instrumento de investigação que permite descobrir novas perspectivas sobre a arquitectura, o espaço público e suas vivências

Quer-se assim promover a divulgação e reflexão em torno da imagem de fotografia no que diz respeito (a) à sua concepção enquanto instrumento de indagação do espaço real e suas vivências, (b) à sua concepção como suporte e técnica para a mediatização e recepção da arquitectura por um público alargado e também (c) à sua concepção como um instrumento de desígnio para novas arquitecturas e espaços.

 

 

 

A segunda edição do Seminário Internacional “Na superfície: imagens de arquitectura e espaço público em debate” deu continuidade ao sucesso da sua primeira Edição, que provou ser um importante espaço de debate e reflexão em torno das imagens de espaço público e arquitectura e cujos trabalhos podem ser vistos na SCOPIO Magazine e no catálogo publicado em 2012.

O seminário teve como objectivo promover uma análise crítica global das relações entre as imagens de arquitectura e o imaginário público de forma a compreender como diferentes tipos de imagem constroem mundos diferentes: entre ficção e documentário, reprodução e manipulação, ou analógico e digital.

Propõs-se para esta segunda edição uma estrutura geral de seminário muito próxima à da primeira edição, que contemplou um congresso com diversas sessões, mesas-redondas e  duas exposições. Decorreu, igualmente, um call for papers que originou diversas comunicações que integraram o programa da conferência principal.

Um concurso de fotografia foi também organizado: CITYSCOPIO ESPAÇO-F-FAUP International Photography Narrative Contest, com deadline para submissão de propostas até 31 de Dezembro de 2012, e os seus resultados serão publicados num número especial da SCOPIO Magazine.

Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

* Copy this password:

* Type or paste password here:

6,579 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>