6a Sessão C.F.M. – D.T.W. : Helder Sousa, Álvaro Domingues e Pedro Bandeira

O CCRE – Centro de Comunicação e Representação Espacial da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, em parceria com o grupo de investigação Espaço F-FAUP e CITYSCOPIO Associação Cultural, realizam, no próximo dia 16 de Maio de 2013, das 18:30 às 20h, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, a sexta sessão do Ciclo de Conferências C.F.M. + D.T.W., moderada por Pedro Neto, que conta com a participação de Helder Sousa, Álvaro Domingues e Pedro Bandeira.

Helder Sousa apresentará o projecto fotográfico “Unfinished Projects”.

“Valongo é um concelho periférico da Área Metropolitana do Porto. O seu rápido desenvolvimento ocorrido nos últimos 20 anos deu origem a um fenómeno que se encontra um pouco por todo o concelho. Assim como em tantos outros concelhos periféricos foram construídos edifícios de habitação que visavam acolher novos moradores e os trabalhadores da grande cidade. Publicitava-se uma melhor qualidade de vida, com espaços verdes e maior tranquilidade a preços convidativos e com boas acessibilidades. Tinha-se construído uma autoestrada e modernizado a linha de caminho-de-ferro. Neste clima de expectativas positivas, a planificação urbana do concelho correspondeu com a classificação de elevadas quantidades de solo a urbanizar.
O ciclo imobiliário rapidamente se inverteu, deixando sem procura a “sobre construção” do período da euforia. Em várias freguesias do Concelho encontram-se diferentes edifícios de habitação que nunca foram acabados. Neste contexto, Unfinished Projects é um projeto de fotografia documental que pretende documentar esta realidade que faz parte da paisagem urbana deste concelho há mais de 10 anos. Existem e coabitam no mesmo espaço, edifícios habitados e inacabados, compondo uma paisagem entre a disfunção e a “predação”; uma espécie de ecossistema do abandono onde a natureza rapidamente se insinua com espécies infestantes na linha da frente. Unfinished Projects opera como uma metáfora da crise económica contemporânea.” (Helder Sousa)

Sessão aberta ao público.

Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

* Copy this password:

* Type or paste password here:

6,579 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>