Category Archives: Porto

Programa de Bolsas de Investigação Na Área da Cidade e da Arquitectura

Cidade e Património Arquitectónico do Séc. XX: 1910 – 1974

A Fundação da Juventude, em parceria com a Ordem dos Arquitectos/ Secção Regional do Norte, promove mais uma edição do Programa de Bolsas de Arquitectura, entre 2011 e 2012, atribuindo até 10 Bolsas no valor de 1.500EUR cada.

Trata-se de um Programa de Bolsas de Investigação na Área da Cidade e da Arquitectura, destinado a jovens arquitectos (até aos 35 anos) na realização de um trabalho inédito de investigação, tendo como objecto de estudo o património arquitectónico de vários munícipios parceiros.

http://www.fjuventude.pt/pagnoticias-394-programa-de-bolsas-de-investigacao

 

EXPOSIÇÃO D.T.W. – REPENSAR | QUESTIONAR REALIDADES URBANAS

LANÇAMENTO DA PUBLICAÇÃO D.T.W.

APRESENTAÇÃO DO SEGUNDO NÚMERO DA REVISTA SCOPIO – ‘ABOVEGROUND CITY’

24 de Janeiro 2012 – 18h30 m  –  Galeria de Exposições da FAUP

 

A imagem fotográfica é muitas vezes utilizada apenas para ilustrar o carácter de um espaço e das pessoas que lá habitam, sendo o propósito o de provar determinado ponto de vista ou opinião. No entanto, a fotografia também pode ser um instrumento de investigação que permite descobrir novas perspectivas sobre o espaço público. Inês Moreira irá apresentar a publicação D.T.W. – REPENSAR | QUESTIONAR REALIDADES URBANAS que teve como base o ciclo de debates | tertúlias e workshop de fotografia no Centro Histórico do Porto e Álvaro Domingues apresentará o segundo número da revista de fotografia SCOPIO. Estas duas publicações são o resultado de dois projectos editoriais do grupo CCRE que pretendem oferecer novas perspectivas sobre o espaço de cidade e a sua arquitectura.

participantes:
Francisco Tavares Ascensão
Tiago F. Barreiras
Eva Florindo
Mafalda Salgueiro
Filipa Frois Almeida
Vitor Medeiros
Osvaldo Coutinho


Repensar | Questionar Realidades Urbanas

 

Vai realizar-se, entre 26-30 de Setembro, o Ciclo de Debates | Tertúlias e Workshop de Fotografia no Centro Histórico do Porto – Repensar | Questionar   Realidades Urbanas. O evento,  organizado em parceria entre o CCRE/FAUP e a Fundação da Juventudade terá lugar no Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, em pleno Centro Histórico do Porto.

Este ciclo de debates | tertúlias e workshop de fotografia sobre o CHP tem como objectivo geral encorajar os participantes a (re)pensar (i) o media da fotografia, (ii) a fotografia como verdade e (iii) o significado do termo “imagem documental” como uma narrativa capaz de relacionar fotografia, arte, novos media e práticas digitais. Procura-se transmitir a ideia de que a fotografia documental não deixa de o ser, só pelo simples facto de ser manipulada, e que os participantes devem procurar formas não tradicionais de apresentar e utilizar a fotografia com o objectivo de dar ainda uma maior força aos testemunhos (registos) críticos sobre o espaço de cidade que os rodeia. Pretende-se que os participantes explorem o espaço de cidade através de um uso simultaneamente artístico e consubstanciado da fotografia.

Informações e Inscrições:
http://realidadesurbanas.cityscopio.com
realidadesurbanas@cityscopio.com

________________________________

Os objectivos específicos deste ciclo de debates | tertúlias e workshop de fotografia sobre o CHP são:

(1) Sensibilizar para determinados elementos da paisagem cultural do CHP, analisando esses elementos e suas características através da fotografia  – proporcionar capacidades para ter um olhar crítico e identificar (a) áreas ou zonas do CHP distintas, (b) caminhos, (c) fronteiras, (d) nós ou intersecções e pontos de referência;

(2)  Utilizar a fotografia como veículo de comunicação não convencional da riqueza e variedade da realidade urbana do CHP, oferecendo novas perspectivas sobre os seus espaços públicos – ter em atenção a luz na caraterização dos espaços, procurar detalhes e vistas que possam dar pistas para tornar visível características dos lugares que de outra forma não seriam visíveis, tentar ir para além do que é obvio e directo e tentar comunicar o que é mais subtíl e complexo, tendo em atenção as várias vivências dos espaços;

(3) Utilizar a fotografia como um método para questionar a realidade, uma forma disciplinada de inquirir e observar capaz de detectar problemas, criar novas perspectivas sobre o espaço público e criar um argumento ou posição relativamente a esses espaços;

(4) Explorar o espaço público do CHP através de várias perspectivas e experiências – percorrer o espaço utilizando diversos modos de transporte (a pé, de bicicleta, de autocarro, etc.), perceber a importância dos espaços públicos e a diversidade das suas vivências, falar e inquirir as pessoas que lá vivem e trabalham (como é que essas pessoas trabalham, vivem e percorrem esses sítios), as suas características importantes, o que faz dele um lugar ou não-lugar, que histórias podem ser lidas através da sua “pele” física e social, que signos podem ser encontrados desse processo (sociais, económicos, políticos, ambientais) e que neste momento estão a dar forma ao presente e futuro desses espaços. Perceber como é que a arquitectura e os espaços públicos podem ser acção e processo;

(5) Criar diversas narrativas visuais, a partir de composições em dípticos, trípticos e outras séries onde os conceitos de espaço público e arquitectura do CHP são expressos com especial enfoque na vivência desses espaços, na forma, imaginação e realidade urbana e arquitectural.

(6) Criar uma narrativa final através de um portfolio interactivo na Web, constituído por imagens e texto, que dê suporte a um conjunto de ideias capazes de formularem uma posição, argumento ou história sobre uma determinada problemática do espaço público do CHP.

 

Gonçalo Morgado da Silva

Projectos dos alunos do workshop sobre o espaço público da Ribeira já publicados


Projectos alunos publicados na plataforma CCRE

Organizado pelo grupo do Espaço F-FAUP com a colaboração de diversos docentes da U. Porto e o apoio do CPF, o workshop sobre o espaço da Ribeira vê agora publicados na plataforma colaborativa CCRE os trabalhos realizados pelos seus alunos. 

Como já foi explicado anteriormente, este workshop inseria-se na orientação geral dos trabalhos do Espaço F e tinha como objectivos, entre outros, pensar a fotografia como um método para analisar e compreender diversas realidades, com especial incidência para a riqueza arquitectónica e vivencial do importante espaço identitário de cidade que é a Ribeira.

É importante referir que a qualidade dos trabalhos apresentados deve ser avaliada tendo em conta a heterogeneidade do grupo de alunos que participaram neste evento, no que se refere à sua familiaridade com a fotografia, e o facto de ter existido pouco tempo para explorar e aplicar os conhecimentos adquiridos de uma forma mais aprofundada.

Já foi publicado em Espaço F-FAUP um vídeo sobre o evento e os trabalhos podem ser vistos neste momento no sitio do CCRE em Projectos ou Notícias ou em Cursos neste blogue.

As expectativas dos alunos e colaboradores relativamente a este workshop foram cumpridas, mas é nosso intuito que os próximos workshops de fotografia organizados pelo Espaço F-FAUP consigam progredir ainda mais.

Posteriormente iremos organizar uma exposição no Espaço Museu da FAUP.