Author Archives: Andreia Garcia _ cenários urbanos

Cineroleum

Num posto de gasolina abandonado de Clerkenwell Road em Londres nasce o Cineroleum. Um projecto piloto a ter como referência na transformação de espaços esquecidos e incomuns em uso público.

Fruto do trabalho colectivo entre jovens artistas, designers e arquitectos com o objectivo de reutilizar criativamente espaços urbanos e com o apoio dos materiais doados, esta sala na cidade apresenta-se como um improviso que segue os exemplos da era de ouro do cinema. Não faltam as pipocas, o bilhete de papel nem as cadeiras de assento rebatível para que a emoção do ‘paraíso do cinema’ esteja plenamente recriada.

A cortina amarrada no telhado delimita quatro vezes por semana o espaço da acção das sessões de cinema, onde “estrelas como Buster Keaton e Barbarella vão dançar e brilhar sobre a tela do Cineroleum. Assim como os drive-ins da América de 1950 trouxeram o cinema para fora das salas e em subúrbios, o Cineroleum será também um cinema de rua verdadeiramente exposto à cidade.”*

*T.L.

Mais informação em: http://www.cineroleum.co.uk/index.html

Andreia Garcia

Back to Future

Induzida pelo post anterior revela-se pertinente referir agora o trabalho de Martin Kristen, ’Back to Future’.
Mais popular, idêntico na linguagem, agora no retrato em jeito de futurologia, recorre também ele à paisagem como cenário, essa herança do teatro Dionísio.

A foto ’Christoph 1990 & 2011 Berlin Wall ‘ deste mesmo projecto retrata muito mais do que o tempo. Esta foto não se baliza pelos limites do cinema. Ela revela-se sob uma mutação cénica inigualavelmente descrita  e um realismo de representação, daquilo que Steiner definiu como ser um dos traços essenciais da humanidade: o desejo de futuro.

Martin esperou e conseguiu capturar o momento. Esse momento que alguns, outros, entendem que não podemos permitir que nos capturem: o desejo de futuro.

Mais sobre o projecto ‘Back to Future’ no link: http://www.irinawerning.com/bttf2/back-to-the-future-2-2011/

Andreia Garcia

switcheroo

Hana é uma fotógrafa canadiana que se foca no retrato dos ‘pequenos momentos’ do quotidiano.
Com o objectivo de inspirar as pessoas a tirar mais fotos no dia-a-dia, o seu trabalho foi aqui escolhido para marcar o meu regresso ao blog do Espaço F-Faup – CityScopio. Inspirada por Hana, pelo seu projecto “switcheroo” e pelos cenários urbanos das suas fotografias, este é um trabalho que me marca não só pela singularidade de uma personalidade sob a capa do aspecto, mas também pela ponderação de uma escolha para lugar pictórico e pela fascinação pelo espaço da acção.

Para consultar o projecto “switcheroo”
ver link: http://sincerelyhana.com/projects/switcheroo/

Para consultar o Blog de Hanna com as últimas fotos do projecto “switcheroo” ver link: http://sincerelyhana.tumblr.com

Andreia Garcia

A invicta cenográfica

Untitled from Andreia Garcia on Vimeo.

Este vídeo faz parte de uma série de quatro que sustentaram a comunicação pública de um artigo escrito no contexto analítico de palcos urbanos portugueses.

Editado nesse âmbito, foi apresentado na Conferência Internacional da Sociedade da História do Planeamento, inserido na temática das Transformações Urbanas e Sociais, apresentado em Istambul, no ano de 2010.

O artigo, que serviu de conteúdo teórico às imagens, tinha como tema a importância dos mecanismos culturais na transformação urbana, através de uma análise que ia da construção cenográfica ao espaço de representação.

Sendo um trabalho de autor, contou ainda com a colaboração da Dra. Maria Neto (Historiadora-FAUTL) e do Dr. Pedro Januário (Arquiteto-FAUTL) e o vídeo teve o precioso contributo de Vasco Mendes (Cineasta).

Andreia Garcia

Prefácio de uma futurologia de conteúdos

A Cenografia. O palco onde tudo acontece… seja qual for a sua dimensão.

Andreia Garcia